quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

TRECHO EM OBRAS (f)eat Tonho Crocco

depois do dilúvio vem sempre a terra firme
tudo na contramão até que se afirme
mas essa estrada nunca acaba ou fica pronta
desvio à frente e o perigo que afronta
dirija sua vida com cuidado, sempre atento
nas curvas perigosas nunca tem acostamento
às vezes o atalho é o caminho mais longo
não justifique a imprudência porque estava tonto

parado diante da estrada andante
errante ou certeiro para o alto e avante

trecho em obras, alegrias de sobra
primeiro a esquerda e a direita é que se dobra
mantenha a distância do olho gordo e da ganância
a preferência é sua, trecho livre pra esperança
velocidade máxima permitida
corre pro abraço na hora da partida
seja bem-vindo nessa feliz cidade
curta o passeio, volte sempre, boa viagem.

parado diante da estrada andante
errante ou certeiro para o alto e avante

minha terra é o mar
são fronteiras demais
minha raiz é forte
sinto a brisa da sorte
no ar
vento sul ao norte
sinto a brisa da sorte

A faixa que encerra este álbum também é antiga e só pôde ser processada agora. Ela é de 2011, período em que meu amigo do RS, Lucas Luz, esteve em Maceió comigo. Sentamos numa mesa de bar e escrevemos esta letra. A ideia foi dele, falar sobre viagens, amigos que chegam e depois se despedem, distâncias que nos separam e também nos aproximam, tudo isso depois de termos feito uma viagem de moto de Maceió para Palmeira dos Índios, eu pilotando e ele na garupa (motivação da viagem: visitar os índios xucurus). Depois disso pude conhecer Tonho Crocco*, outro gaúcho, de quem sou fã desde os anos de 1990, ele é vocalista da banda Ultramen, logo processei essa parceria e o convidei para participar desta música, e ele me deu esse privilégio. Tomamos várias cervejas, outro encontro boêmio com outro gaúcho em Maceió, e fomos ao estúdio, ele escreveu a parte dele na hora e mandou ver com seu belíssimo vocal soul. Por isso tudo, ela entra como desfecho do álbum, ela soa, musical e liricamente, como despedida, mas sempre com a esperança do reencontro.
*Como conheci Tonho é uma história legal também. Ele fez um web vídeo com uma música que ele compôs (Gangue da matriz), questionando o aumento salarial que deputados do RS aprovaram para eles mesmos, Tonho foi processado por um deles e obrigado a comparecer numa delegacia para depoimentos e esses aparatos todos, não deu em nada, aliás, a coisa toda repercutiu muito, de forma favorável a Crocco. Vendo aquilo, a atitude daquele parlamentar, fiquei indignado, como muitos mundo afora, e fiz também meu web vídeo em protesto. Chegou nele pela internet e ele veio falar comigo, isso no final de 2011, ele elogiou bastante minha iniciativa, disse que se amarrou porque, além de eu ter feito uma música em solidariedade a toda a pressão que ele estava enfrentando dos parlamentares, eu aproveitei para mandar o recado para os políticos alagoanos também, isso foi o que ele destacou na minha atitude, a música que fiz se chama Paraíso das águas passadas, está no YouTube. Bom, quando foi no começo de 2012 ele foi até Maceió me conhecer, que moral a minha!,e aí fizemos todo esse rolê e gravinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário