quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

É NOZ (f)eat Boby CH

é noz, é noz!
nós somos nozes

florescemos, damos frutos com estilo
mas essa floresta está cheia de esquilo
prontos pra nos detonar
prontos para nos quebrar
mas somos casca grossa, não andamos de vacilo
temos quilos de sabedoria dentro do invólucro
camuflamos, confundimos o sistema óptico
temos a carapaça
por dentro a cinza massa
enquanto o esquilo se disfarça como inócuo
em pele de cordeiro, tremendo insidioso
quer quebrar a casca, quer roer o osso
penso, posso, faço
nunca vou te dar o gosto
se quiser filé, eu sou carne de pescoço
como já dizia Vinícius de Moraes
reconhece-se um amigo, amizade não se faz
bem acompanhado
ando com Gustavo
então, esquilo, me esquece e me deixa em paz

é noz, é noz!
casca grossa de quebrar
nós somos nozes

somos tatuadores, dançarinos, skatistas...
peculiares num conjunto, destaque na pista
de dança, de asfalto
nunca de salto alto
na pele o desenho representa o ativista
que simboliza e expressa ele mesmo
símbolo de expressão, emoção a esmo
não se deslumbra fácil
mesmo num palácio
vai pedir no caldo uma porção de torresmo
o provérbio diz, o provérbio mente:
deus dá nozes a quem não tem dente
assim tu me tira
tamanha mentira
o que não falta aqui é roedor de patente
disposto a quebrar a minha casca
sugar o meu tutano, tirar uma lasca
do que é mais exímio
o meu raciocínio
mas eu nem esquento e tiro férias no Alasca

é noz, é noz!
casca grossa de quebrar
nós somos nozes

esquilos querem se apropriar
com o seu egoísmo
mas nós é custo caro
grana não compra o meu compromisso
minha cultura não se vende, bate o pé
dispense com seus papo rafamé
universos de nozes, criação científica
a arte universal dentro do gênio certifica
não venha com sua saliência
por ter minha sapiência
de querer crescer, mas meu talento é resistência
somos frutos da revolução
soldados prontos pra atacar
minha mente eleva, a arte prospera
onde você não vai chegar
esquilo te oferece a mão
pra roer todo o seu brilho
te vê como cifrão, nada é em vão
no descarte pifado e batido
guerreiros de quebrada
casca grossa de favela
não gela nem amarela
entre becos e vielas
resistente aos roedores
não estamos à venda
veja bem, senhores
hoje somos a lenda, viva

é noz, é noz!
casca grossa de quebrar
nós somos nozes

É noz é um trocadilho com a expressão ‘é nós’, que tomou proporções nacionais e atualmente todo território brasileiro faz uso dela. É uma expressão que indica união entre semelhantes, entre pessoas que compartilham os mesmos ideais. Pensando nisso, elaborei uma metáfora com a noz, como se os resistentes a todas as mazelas sociais fossem nozes, e os inimigos, aqueles que querem devorar o miolo das nozes, seu alimento preferencial, são esquilos. Basicamente, a letra consiste nisso. E vem logo na sequência de Batatas, para manter a ideia de resistência e luta pelo que se almeja. Convidei Boby CH, artista alagoano de altíssimo nível no ragga, no dance hall e afins, para participar, e ele chegou assim pesado com sua interpretação a respeito da temática, mandando muito bem na estrofe que ele compôs.
Referências principais que aparecem na letra: Vinícius de Moraes e Stephen Hawking (O universo numa casaca de noz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário