sábado, 12 de abril de 2014

POLÍTICA RELIGIÃO FUTEBOL CLUBE

Política, religião e futebol não se discutem? Nós, seres humanos, dotados da faculdade da linguagem, da cognição, seres políticos por excelência, discutimos tudo, inclusive política, religião e futebol. Por que não? Vejamos.

Tomando uma partida de futebol, num comparativo, como a batalha diária da vida, percebemos que a política que envolve o ganhar e/ou perder das partidas refere-se diretamente à divina política de viver; se ganhamos: graças a deus, papai do céu olhou para mim e disse que eu sou o cara, se perdemos: deus sabe o que faz, ele age de formas estranhas, mas é só uma provação. O ser humano não, esse age de formas previsíveis. Depende do bicho, da mala branca, artifícios vários de se fazer política em nome do todo poderoso, leia-se em nome de si mesmo, e da família, claro, sem perder o jargão futebolístico.

Eu mesmo já fui salvo por deus algumas vezes. Lembro-me neste momento de uma situação burocrática que envolvia a entrada numa papelada jurídica para obter um seguro desemprego, um jogo que joguei contra um time mais forte e não desisti da peleja. No ministério do trabalho eles foram me driblando, me fazendo de bobinho, tocando a bola de um lado para o outro, enquanto eu, aguerrido, perseguia o melhor lance para encaixar minha jogada, foi quando eu fiquei de frente para o goleiro, opa, digo, uma funcionária, cujo nome era Fátima, nome religioso, de santa, por sinal, que ao me atender disse não poder fazer muito por mim, pois já havia milhares de processos à minha frente esperando resultados de descenso ou de ascenso neste campeonato brasileiro político cruel, eu teria que agendar meu processo para o returno, pois ela sairia de férias no dia seguinte. C#*@&%¨!!!!! Eu pensei, no fervor da partida, estou a poucos metros do gol e terei que reiniciar a jogada? Olhei para ela com aquele olhar do Gato de Botas, aquele olhar de piedade, e ela investiu: “Você acredita em deus?”. Mas é claro, respondi com toda convicção que existe entre o céu e a terra. E ela teve piedade. Anexou meu processo e deu entrada. Foi uma jogada política de cunho religioso.

Graças a deus. Graças a Fátima. Do fundo do meu coração cético, onde quer que tu estejas, Fátima, deus te abençoe.

Obrigado. Amém. Gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário