sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FICHAMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Análise do Discurso
Literatura
Política
Fichamento de conteúdo (ou resumo)
MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra; SILVA, Luíza Helena Oliveira da; BATISTA, Dimas José. Do herói ficcional ao herói político. Universidade Federal do Tocantins (UFT). Submetido em 16/10/2007, aceito em 26/11/2007. ISSN 1806-5821. Publicado online em 03/12/2007. Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 18-30 <http://www.cienciasecognicao.org>
O artigo científico, Do herói ficcional ao herói político, de Magalhães, Silva e Batista faz uma análise alusiva entre realidade e ficção, literatura e política, no que se refere, mais especificamente, entre o herói ficcional e o candidato a cargos políticos.
Os autores tomam como base de desenvolvimento de seu artigo a Análise do Discurso (AD) e, por isso, iniciam o trabalho citando vários autores da área – como Bakhtin, Althusser, Foucault, Orlandi, Mussalim, Pêucheux, Heliane de Castro -, para referendar sua posterior análise. O objeto de pesquisa do artigo se dá sob a ótica de maniqueísmo e mitificação, na qual são construídos os heróis literários, que acaba sendo publicitariamente moldada aos candidatos políticos em suas campanhas eleitorais. Dessa forma, o artigo analisa desde as bases de construção dos heróis da literatura, que envolvem preceitos ideológicos, características idealizadas e valores morais, até os “heróis” políticos, que acabam por assumir esse automatismo clichê das narrativas triviais literárias, conferindo-lhes de forma legítima “super poderes” na força da representatividade pública.
Portanto, mediante a um consenso de valores entre eleitores e candidatos, trocas interlocutivas e atualização de um imaginário historicamente compartilhado, vão-se construindo as figurativizações heroicas contemporâneas.
Os autores lançam, mais especificamente, seu olhar sobre tais mecanismos mobilizados na campanha de Siqueira Campos para governador do Estado de Tocantins em 2006.  
Elaborado por: Vitor Lucas Dias Barbosa. Disciplina: Organização de Trabalhos Acadêmicos (OTA)/Letras/UFAL. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário