sábado, 19 de junho de 2010

ATEU, GRAÇAS A DEUS


Acabo de ver um e-mail power point que me inspirou a escrever esta crônica. E-mails power point são sempre muito comoventes, com mensagens bonitas, cheios de dizeres que nos causam reflexões. Que piada, sejamos realistas, os livros de auto-ajuda ganharam foi versões eletrônicas. Frases prontas, pré-elaboradas e que, convenhamos, não servem para nada. Desculpem-me os leitores dessa categoria literária, mas se precisarem de indicações de leitura...
Este e-mail especificamente abordava uma questão religiosa. Cada slide citava um caso de morte vinculado à descrença em deus. Alguns me chamaram bastante atenção. Um deles dizia que Cazuza, em um show, deu um trago num baseado em cima do palco e soprou a fumaça dizendo: “deus, essa é pra você!”, depois, como todos sabemos, ele morreu devido ao HIV. Cheguei a uma conclusão: não fumem maconha, ela provoca AIDS. Outro slide citava um caso de um acidente de carro envolvendo jovens embriagados. Eles foram até a casa de uma amiga para buscá-la, já sob efeito alcoólico, para irem a uma balada. A mãe da jovem preocupada com a situação disse a ela: “cuidado, filha, vá com deus.”, ela respondeu: “só se ele for no porta-malas, pois aqui está lotado.”. Eu, particularmente, gostei da resposta. Bom, algumas horas depois o carro foi encontrado quase totalmente destruído devido a um acidente, todos os ocupantes mortos, o que sobrou do carro foi o porta-malas. Impressionante, não? E não foi só isso, no porta-malas foi encontrada uma bandeja de ovos, totalmente intacta. Conclusão: não misture álcool com ovos, você pode virar omelete.
O último slide dizia: “Se fosse uma piada você repassaria o e-mail, você vai repassar este? Repense como anda sua relação com deus. E que ele te abençoe.”. Eu vou ter que usar a frase mais clichê de todas: Pelo amor de deus!... Vamos deixar deus em paz. Se tudo vai mal, deus proverá, se tudo vai bem é graças a deus. Será que as mortes de Cazuza e daqueles jovens são obra de deus para que nós reflitamos? Será que a miséria, desigualdades e sofrimentos pelo mundo afora também são? Se deus é tão bom e perfeito e todos somos seus filhos, criados a sua imagem e semelhança, por que tantas diferenças?
Não usar o nome de deus em vão? ‘Pelo amor de deus’ e ‘graças a deus’ são expressões utilizadas cotidianamente como meras interjeições, de forma tão vã que já perderam o âmago de seus significados. Quem as utiliza, usa o nome de deus em vão diariamente. Não respeito nenhuma religião como forma de doutrinamento, respeito manifestações lúcidas de crença, cada um com suas convicções. Eu tenho as minhas. Das vãs expressões a que mais me agrada é ‘deus é esperança’. Por quê? Porque esperança é um sentimento que só o ser humano pode alimentar, e se você almeja a melhoria e trata tal esperança como uma forma de materialização de deus, você é a própria esperança, você é o próprio deus. E se a mim não for permitido, pela arcaica inquisição que paira na cabeça de muitos até hoje, pensar que eu sou deus, então, eu sou ateu. Graças a deus!
P.S.: Que eu não morra amanhã. Já pensou? No próximo e-mail power point estará a seguinte citação: “Jovem rapper que escreveu um texto em seu blog dizendo que deus (sempre com a inicial minúscula) não existe, morreu fumando um baseado e tomando uma cerveja que acompanhava omelete de tira-gosto .”
Prezados leitores, fiquem todos com deus! (rsrs)

4 comentários:

  1. oi pirralho, to com esse blog agr viu! segue ele valeu? beijos http://anaclaraoc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O temor desse Deus (que você aqui zomba e escarnece) é o princípio da sabedoria!
    Abra bem teus olhos pra ler e os ouvidos para deixar ecoar o que vou te dizer agora:
    "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará". (Gálatas 6:7) TOMA NOTA DISTO!!!

    "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Is.55:6. PENSE NISTO!!!

    ResponderExcluir
  3. Aí, Sr. Anônimo (ou Sra.?), primeiro seria legal se você se identificasse para falar sobre seu deus que não se identifica em minha vida de forma nenhuma, depois seria mais legal ainda se você parasse de querer converter as pessoas, não me enche o saco, se quiser pregar vai pra empresa de deus, quer dizer, igreja...(?) rsrsrsrs

    ResponderExcluir