segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!


Disponho-me mais uma vez a escrever sobre datas comercial-comemorativas (estas - natal e ano novo - são as mais comerciais de todas, quase que no mundo inteiro, diria que no ocidente inteiro). As propagandas estão espalhadas por toda parte, as lojas estão lotadas de consumidores-zumbis, prontos para comprar lembrancinhas. Fico abestalhado como as máquinas política e publicitária fazem das pessoas engrenagem para seu funcionamento.
Os povos que acompanham o calendário cristão, ano após ano, elaboram cerimônias festivas para celebrar o natal e o ano novo. O natal é a data que comemora o nascimento de Jesus Cristo, até hoje me faço uma pergunta: se Cristo nasceu em 25 de dezembro e o nosso calendário é contado a partir disso, por que o ano começa no dia 1 de janeiro? Se alguém descobrir, por favor me informe! A verdade é que o mais interessante da data não é o nascimento de ninguém, e sim a morte, a morte do peru. Todos querem filar aquela belíssima ceia posta à mesa, parentes que não se viram durante todo o ano aparecem sempre nessas datas, é impressionante! Ainda aparecem com saudações e felicitações hipócritas. Ao longo de todo o ano vão detonar sua imagem, vão esculachar sua pessoa, como um punhal pelas costas.
Assim é o réveillon também. “Feliz ano novo! Que ele seja próspero e você consiga tudo que deseja!” Abraços demagógicos, beijos falsos. Que saco! Opa, falando em saco, no saco do papai Noel já não cabem brinquedos, a molecada necessita de estudo e comida. Brincar também é importante, mas dar brinquedo nessa data como quem salva o mundo e diz que faz sua parte, é o que mais vejo. Sempre tem dessas coisas, natal solidário, caravana da esperança. O meu saco já encheu! Encheu de tanta hipocrisia! Sejamos solidários ao longo do ano, façamos qualquer dia. Afinal, uma virada de ano não traz nada de novo, a não ser mais um novo dia, que geralmente é igual aos velhos dias, se algo muda é porque você fez mudar. A contagem do ano não pode se apresentar de forma tão vaga, isso é coisa para tarólogos. Pra mim funciona a ciência, o ano é contado através de rotação e translação da Terra.
Bom, a maior parte das nossas datas comemorativas é ornamentada de simbologias religiosas, e dos segmentos humanos que emanam hipocrisia eu considero essas datas as mais carregadas nesse sentido! Por isso aprecio as festividades religiosas que são profanadas pelo povo, como carnaval e são João. A verdade é que o povo quer comemorar a vida, bebemorar também! Façamos a missa do peru, depois bebamos o sangue de Cristo, no dia primeiro de janeiro voltamos à dieta, só até o carnaval chegar é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário