quinta-feira, 8 de julho de 2010

PONTOS CRÍTICOS

Certa vez, presenciei uma discussão entre Frase, Reticências, Trema, Dois Pontos e Ji. Eles discutiam gramaticalmente sobre um assunto físico: qual seria a menor distância entre dois pontos.

Frase, sempre imprevísivel e afeita a criações alheias, sentenciou:
- A menor distância entre dois pontos é a frase. Eu garanto. Sim. É claro.

Reticências tentou contestar, mas, sempre reticente, deixou um ponto sobrando no meio:
- Eu... acho que não... A menor distância são as reticências... Só tem um ponto... um ponto de distância separando dois pontos... É...

Trema, gago e vivendo uma crise existencial, esguelou:
- Que, que, qüe, qüe, que, que nada! O trema é a menor distância. Ele aparece frequen-qüen-qüen-quentemente em algumas palavras e não tem nada que, que, qüe, qüe, que os separe.

Dois pontos, sempre juntos como unha e carne, no intuito de abrir explicações, explicaram:
- Meu caro Trema, o negócio é o seguinte: você está certo quando afirma que a menor distância é o trema por se tratar de dois pontos sem nada separando-os, são como os dois pontos, apenas com uma pequena diferença geométrica, estes encontram-se na vertical e aqueles na horizontal. Mas a grande diferença é: trema não existe! Por isso que eu digo: vá encher linguiça!

Ji, orgulhosa por ter o poder de juntar dois pontos únicos e distintos numa só coda, falou devagar, silabicamente:
- A sílaba ji é que traz a menor distância entre dois pontos, pois ela une a única consoante que tem um ponto com a única vogal que tem um ponto num mesmo pavimento. Assim, frequentemente distantes, ficam agora juntinhas, com os pontos juntinhos, destacando-se na palavra como um jirau.

Chegaram, então, a uma conclusão: as distâncias terminam todas em uma mesma frase, senão em um mesmo texto. Ficam à disposição pontos interrogativos e exclamativos. Ficam?!
Ponto final.

2 comentários:

  1. Interessante esse texto!!!
    Já pensou se entrasse no meio dessa dicurssão um matemático e afirmasse que a menor distância entre dois pontos é a reta ele sai todo torto de uma pisa que iria levar hehe!!!!

    ResponderExcluir
  2. E esse matemático, seria tu??? hehehehehe!!!

    Abraço, irmão!!!

    ResponderExcluir